domingo, 16 de dezembro de 2012


Atividade 4.3

 

Mídias na Educação

 

     

O texto estudado de Silvio P. Costa “Mídias-Educação no contexto escolar; nos levam  a reflexão de algumas questões que se fazem parte do nosso contexto educacional, com relação ao uso das mídias. Percebe - se que os professores devem adequar a prática pedagógica integrando as mídias sendo de  fundamental importância a integração de diferentes recursos, como por exemplo: texto escrito, comunicação oral, a escrita, hipertextual e multimídia. É preciso reconhecer o potencial do audiovisual no proceso ensino apredizagem.

       Fazemos parte de uma sociedade onde a cada segundo, milhares de informações são oferecidas diariamente aos nossos jovens e crianças, configurando uma nova visão cultural na qual dimensões geográficas, línguas estrangeiras e encontros com diversos tipos de objetos (Vídeo, rádio, jornal e internet, celular, etc.) não se tornam empecilhos para comunicação, exercendo assim, influência constante sobre os saberes dessa nova geração.          

         Sabe - se que estimular o desenvolvimento intelectual na análise, raciocínio e solução de problemas, apoiados em ambientes e ferramentas de colaboração; possibilitar ao educando o desenvolvimento de sua capacidade de aprender a aprender, estimulando a sua autonomia através de projetos temáticos, multidisciplinares e interdisciplinares fundamentados no aprender fazendo, experimentando, criando, investigando, num processo conjunto de co-autoria com os seus pares

       Dessa forma a escola,  deve cumprir seu papel de formadora do novo cidadão e, para isso, não dispensar a colaboração que os meios de comunicação podem dar. O professor deve levar ao aluno a compreender o sentido implícito e explícito das informações oferecidas pela mídia, contribuindo para formação de um receptor ativo, seletivo e autônomo em relação aos sentidos originais das mensagens midiáticas, reconstruindo seu próprio significado.

                  

       Portanto, para ter sucesso nessa empreitada, o docente deve recorrer a vários recursos tecnológicos em sala de aula, integrar o uso das mídias em suas atividades pedagógicas e ter uma cultura constante de busca, de pesquisa, de leituras. As políticas públicas educacionais devem continuar voltando sua atenção para formação de professores e concentrado esforços nas políticas de formação em serviço ou continuada com ênfase nas mídias e tecnologias da informação e da comunicação.

 

 

 

 

 

 

 

Relato de uma experiência de uso da mídia na educação

 

                   Os recursos que utilizo muito é a TV e o aparelho de DVD. Mas, semnpre que utilizo esses recursos, tento adequá-los da melhor forma possível, como sendo mais um meio de aprendizagem, com um objetivo claro do que quero alcançar. O que fica evidente no texto de Silvio Pereira da Costa, é que muitas vezes, alguns professores sebem dos recursos tecnológicos que existem na escola, mas não sabem como utilizá-los, ou utilizam, mas não tem um objetivo específico do que realmente que atingir no processo ensino-aprendizagem com os tais recursos. Acredito que a nossa prática pedagógica só fará a diferença, se trabalharmos com todos os recursos disponíveis nas nossas escolas, buscando conhecê-los e utilizarmos com objetivos bem definidos.

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário